6 de setembro de 2012

A REALIDADE DA MACONHA



Há muito que dizer sobre este assunto, que está emergindo para a superfície das discussões da sociedade moderna. Existem muitas controvérsias e pontos de vista sobre, mas a verdadeira polaridade que existe em qualquer tema é a verdade e a mentira. Acontece que em relação à Cannabis, a ciência já descobriu muito, e é impressionante como um assunto tão bem delimitado pode ser tão distorcido.

Uma característica da sociedade que chama a atenção é o super-criticismo em relação à maconha, por alguma razão as pessoas tendem a se voltar para os problemas em vez das soluções independente da real proporção entre eles, ou seja, se colocarmos na balança os prós e os contras de todas as substancias que conhecemos, a maconha vencerá substancias que consideramos culturais e inofensivas como o álcool e o café. Até mesmo o açúcar que causa diabetes ou o sal a hipertensão, isso demonstra o preconceito que existe em relação à droga.


É preciso que entendam que no mundo real não existe nada com 100% de eficiência e saúde, o próprio oxigênio que respiramos destrói nossos corpos, o ar das grandes cidades contém poluentes que causam tanto dano a capacidade pulmonar quanto fumar 2 cigarros (tabaco)por dia. A alimentação é uma das principais causas de enfarte entre outros problemas. Isso tudo não quer dizer que deveríamos estar andando com mascaras de gás e proibindo os lanches gordurosos, nós somos naturalmente suscetíveis a problemas de saúde e temos de viver com esse medo.

Segue um gráfico que analisa o nível de dependência e o nível de letalidade das drogas.





É praticamente impossível ter uma overdose de THC, você desmaiaria muito antes de chegar perto e como podemos ver, diferente do que muitos pensam, o potencial de overdose da maconha é 10 vezes menor que do café e 100 vezes menor que o álcool.

Com isto em mente, podemos concluir que as drogas são muito diferentes entre si, e não podem ser classificadas como “tudo farinha do mesmo saco”. Cada substancia têm suas particularidades e deve ser analisada particularmente.

Mas afinal como a maconha realmente funciona no corpo e na mente?

Em 1990 Howlett e sua equipe descobriram que existe um sistema cerebral especifico nos mamíferos, dotado de receptores especiais para as substancias da maconha, esta descoberta deu inicio a uma serie de pesquisas que promoveram o melhor entendimento sobre o assunto.

Hoje a ciência nos mostra que o sistema endocanabinóide que é responsável pela “ brisa” é também um dos principais responsáveis por uma porção de funções no cérebro e no corpo para a promoção da homeostasia, ou seja, a manutenção do cérebro e o corpo, o que explica muito sobre os efeitos comuns, de fome, sono e bem estar.

Esta nova perspectiva de que a maconha é de fato natural, entrou em embate com as antigas crenças promovidas pelos estados unidos, quando eles acreditavam que a maconha era responsável pela agressividade e estupro de mulheres brancas por parte dos negros.

O estudo que demonstrava que a maconha destruía células do cérebro 1974( Dr Health/Tulane Study), nunca tinha sido aberto para o publico, quando o método do trabalho foi revelado, descobriram que na verdade os cientistas colocaram mascaras de gás nos macacos e os forçaram a inalar uma quantidade enorme de fumaça, sem que os macacos pudessem respirar, a falta de oxigênio no cérebro é fatal para os neurônios, fato já sabido na época.

Na verdade em 2005 um novo estudo (Xia zhang university of Saskatchewan), demonstrou que a maconha pode estimular a produção de neurônios e hoje aparece como uma possível forma de tratamento para o Alzheimer, mas aparentemente o mito dos macacos asfixiados chama mais atenção do público.

O câncer de pulmão é outro mito clássico do assunto, talvez por referência do cigarro, mas como já foi dito, cada substância deve ser estudada individualmente. Para surpresa de todos, um estudo feito em Harvard (American Association for Cancer Research, 2007), foi constatado que o uso de maconha na verdade desacelera o crescimento do câncer de pulmão em 50%.

Os possíveis usos desta planta são imensos, pode ser usada na produção de umas das fibras mais fortes da natureza para tecidos, é de fácil plantio, permitindo ser usada como combustível alternativo é uma das plantas com maior utilidade médica, se não a maior, sendo útil em muitos casos como:

Dores crônicas, anestésico pós-operatório ( mais eficiente que remédios), vários tipos de canceres, aliviando a quimioterapia ou até mesmo substituindo-a em alguns casos como o câncer de nariz, glaucoma, esclerose múltipla, ajuda pacientes com HIV a manter o peso e o bem estar, problemas de estomago, epilepsia, Alzheimer, náuseas , stress entre outras.

A maconha nos acompanha a mais de 10.000 anos, sem sequer uma morte ou doença atribuída, então por que diabos ela é ilegal? A resposta é simples, a maconha não dá muito dinheiro, a não ser que seja proibida, já que qualquer um pode plantar no quintal e sua eficácia médica não exige nenhum processamento farmacêutico. Fica a dúvida, se a proibição é fruto da ganancia ou apenas da estupidez humana.







comments